terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cangaço Paraibano

Projeto Trilha do Cangaço segue os passos de Lampião na Paraíba

Um grupo de até 25 pessoas vai iniciar na próxima sexta-feira (04) mais uma etapa do Projeto Trilha do Cangaço pela Paraíba. A turma sairá de João Pessoa, de carro, até a cidade de Princesa Isabel (a mais de 400 km da Capital). Ainda haverá uma parada em São José da Princesa, no Alto Sertão paraibano.

O Projeto Trilha do Cangaço faz parte de um processo de alto conhecimento de um grupo de andarilhos, que foi formado há 15 anos na Paraíba e conta atualmente com mais de 100 pessoas. Além da caminhada, faz parte desse processo o estudo sobre os locais por onde o grupo passa.

Pedro Cirne, um dos organizadores da Trilha do Cangaço, disse que o grupo já esteve percorrendo os caminhos de Antônio Silvino - na primeira etapa - cruzando as cidades de Fagundes, Barra de Santana, Aroeiras, Riacho de Santo Antônio e Cabaceiras, todas no Cariri. O corpo de Silvino foi enterrado em Campina Grande.

Segundo Pedro Cirne, em maio do próximo ano, o grupo deve realizar a terceira e última etapa do roteiro, desta vez pelas cidades de Conceição, Uiraúna e São João do Rio do Peixe.

Após o encerramento desta etapa, na noite do dia 28 de julho de 2010, haverá uma grande mesa redonda em João Pessoa. Na oportunidade, segundo Pedro Cirne, será lembrada a morte de Lampião e a presença dele pela Paraíba. “Será um grande evento de celebração”, disse.

Roteiro turístico

A Trilha do Cangaço, se depender de Pedro Cirne, pode ser um pontapé inicial para a criação de um roteiro dos cangaceiros na Paraíba. Segundo o andarilho, em todos os Estados onde foi registrada a presença, principalmente, de Lampião, há esse tipo de roteiro que é realizado pelos turistas.

Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae da Paraíba, disse que a instituição tem uma série de registros de cangaceiros na Paraíba, mas que em relação a outros Estados do Nordeste é muito pequeno para se pensar num produto turístico.

De qualquer forma, o grupo de andarilhos prevê a ida para as cidades pernambucanas de Triunfo, onde está instalado um museu que conta a história de Lampião e seu bando, e ainda a Serra Talhada, berço do Rei do Cangaço. “Faremos contato com o pessoal de lá para termos mais conhecimento sobre a vida de desses cangaceiros, que fazem parte da história do Nordeste”.

Da Assessoria



(0 Comentário)
rss Envie a um amigo Envie a um amigo Versão imprimível Versão imprimível Comunique Erro Comunique Erro

Nenhum comentário: