terça-feira, 29 de abril de 2008

As Belezas Naturais da Cidade de Ingá - PB













Localizada as margens do Rio Ingá de Bacamarte é considerada um dos mais interessantes e enigmáticos sítios arqueológicos do Brasil. A beleza da sua vegetação formada por espécies da caatinga e arvores centenárias, da espaço a um dos mais visitados pontos turísticos do estado, a Itacoatiara, um painel com mais de 20 metros de pedras riscadas em tupi desperta curiosidade da ciência. Quase nada se sabe sobre sua origem e técnica utilizada, as estórias vão do trabalho dos antigos índios que habitavam a região até a visita de seres extraterrenos, vale a pena conferir e tentar decifrar o painel.


Mistério de Pedra


Você com certeza já deve ter ouvido falar das gravuras do Ingá. Considerado um dos mais enigmáticos sítios arqueológicos do Brasil, o monumento até hoje desafia a comunidade científica internacional. Pouco ou quase nada se sabe sobre o trabalho artístico. Sua origem ainda é um mistério e a técnica utilizada ainda permanece no terreno das hipóteses. Independente das muitas teorias que sugerem desde o trabalho artesanal feito pelos antigos índios que habitavam a região, até mesmo visitas extraterrestres, a verdade é que o painel continua lá, indecifrável.
Localizadas ás margens do Rio Ingá de Bacamarte, as Itacoatiaras (pedras riscadas em Tupi) é um dos mais visitados pontos turísticos do Estado. Além do painel de mais de 20 metros, o visitante ainda pode conferir de perto a beleza selvagem da vegetação, formada principalmente por espécies típicas da caatinga e por árvores centenárias que insistem em sobreviver à aridez do lugar. O Rio é um outro atrativo, principalmente para quem busca um pouco mais de aventura. Existe a possibilidade de se fazer caminhadas pelas margens até lugares pouco visitados onde, além do visual, pode-se ainda conhecer novos e pouco estudados sítios arqueológicos.


Nenhum comentário: